quarta-feira, 20 de março de 2013

Quem sou eu!

Edison Albino
Aos amigos já criadores e também aos iniciantes deste fascinate hoby que é a criação de de ave da Família dos Psitacídeos. Meu nome é Edison Albino, 56, crio pássaros desde 13 anos de idade. Engenheiro filho de pai Carpinteiro/ Marceneiro, e tendo aprendido um pouco de sua habilidade profissional, fiz minha primeira gaiola aos 15 anos. Naquela época mantinha Coleiros, Bico de Lacre e Tziu em gaiolas. Fui ficando adulto e me interessei somente por coleiros, cheguei a ter um dos melhores tui-tui de minha área, os quais mantive até 1980 no que acabei com os pássaros ao saber por um guarda florestal que era proibido mantê-los presos. Em 1986, estava no centro da cidade e vi numa loja no Largo de São Francisco, um pássaro branco com topete amarelado e bochecha vermelha, não sabia o que era, mas gostei muito e era muito caro.
Dias após, conversando com um amigo, fiquei sabendo que o tal pássaro era Calopsita e ele me indicou um padre na tijuca que os criava. Liguei para o padre, que não tinha disponível, mas me indicou o Sr. Emílio na Barra da Tijuca. Aí então, começei a criação, adquirindo 3 casais brancos muito bons, recem chegados da Europa. Assim começou este meu saudável “vício”. Criei Calopsitas até 1988, quando conheci os Agapórnis roseicolis, no que logo comprei alguns casais. Alguns meses depois conheci o Agapórnis fisheri e personata, e só após 4 meses, consegui comprar 4 casais, eram muito caros e difíceis de se conseguir.
Em 1993 começaram a chegar no Brasil os Agapórnis personata com fator escuro, comprei 2 peças, eram muito caros e vendidos em US$. Em 1997, vi pela primeira vez as Neophemas. Aí então, promovi uma mudança geral em meu criadouro, acabei com tudo e recomecei só com Neophemas. Em 2001, vieram minhas primeiras Rosellas, um casal de adscitus com 4 anos de idade. Este casal criou até 2009, hoje ainda está comigo e não desfaço por nada deste casal pois enquanto estavam ativos criaram mais de 40 filhotes, portanto fazem parte da história deste criadouro. Neste período tive experiência também com criação de Red rumpeds, Cabeça de ameixa e Ring Necks. Tive também Red caped que não criou, pois era uma dupla e além do mais chegaram da Espanha com coccidiose e morreram, e tive um casal Hooded que também não criou, fêmea tinha problemas. Procuro levar a criação de forma profissional, sempre estudando e pesquizando tudo sobre manejo, reprodução, genética de heranças, genética de cores e combinações que estão sendo desenvolvidas na Austrália e Europa, por criadores renomados. Curto muito cuidar dos pássaros, confeccionar os ninhos e projetar e construir as instalações dos pássaros. Atualmente só mantenho a criação de Neophemas splendida e turquoisine, Rosellas icterotis, eximius e adscitus, e Neopsephotus bourkii. Portanto, recomendo este hoby às pessoas que gostam dos pássaros e pretendem iniciar uma criação, pois trata-se de excelente terapia, reduz ou até elimina o stress, pois os psitacídeos reconhecem as pessoas que convivem com eles e em pouco tempo pegam confiança e isto é muito gratificante. Estou me referindo aos pássaros para reprodução, pois no caso dos Pets é outra história.

1 Comentário:

Samuel da Mata disse...

Tenho interesse em adquirir roselas adcitus, rubinas, lutino e mutações especiais. ssdamata@gmail.com

Postar um comentário

  ©Criadouro Albino - Todos os direitos reservados.

Template by Clube dos Psitacídeos® | Topo